top of page
Search

Como acompanhar, ler e criar feeds RSS



Feeds RSS (Really Simple Syndication) são feeds de notícias atualizados que a maioria dos sites, principalmente os de notícias, têm.


É bom como alternativa às redes sociais, e também é possível acompanhar feeds de Twitter ou YouTube através de feeds RSS. Para ler feeds RSS, você precisará de um leitor de feeds RSS, que estão disponíveis como software para desktop, mas também como extensões web e websites. Eu uso o Feedbro, e você pode usá-lo no Chrome e no Firefox.


Para utilizar o Feedbro, é necessário clicar no novo ícone que aparecerá no seu navegador e clicar em “Open Feed Reader”.




Esta é a janela principal do Feedbro, aonde você pode adicionar novos feeds manualmente e organizar seus feeds em pastas, além de alterar o modo de exibição dos feeds no canto superior direito (eu uso o view mode 5: magazine mode).


Para adicionar um novo feed, vá em uma página de notícias que você gosta, clique em “Find Feeds in Current Tab” selecione o feed principal (não o de comentários) e então clique em “Subscribe”.


Alguns feeds ficam escondidos da percepção do Feedbro. Para acessar esses feeds, vá no Google e pesquise por “(seu site de notícias) rss feed”. Normalmente o feed virá no primeiro resultado, mas pode ser que venha nos outros primeiros. Então selecione “Find Feeds in Current Tab” e o feed aparecerá.


Ainda, alguns outros sites não possuem feeds RSS. Para esses, você terá que criar seu próprio feed RSS para acompanhá-lo através deste método. Eu uso o FetchRSS, que é bem prático e grátis, para criar feeds novos em sites que não têm feeds.


Para começar no FetchRSS, copie o link do feed de notícias que você deseja transformar em feed RSS e cole na tela principal do FetchRSS.


Algumas vezes ele gerará o feed automaticamente (o qual você pode clicar e selecionar “Find Feeds in Current Tab”), mas em outros casos, você terá que selecionar primeiro o item da notícia geral (uma caixa que abrange toda a notícia), então selecionar o título da notícia, finalmente o sumário da notícia (podendo adicionar imagens e a data), para então gerar o feed RSS clicando em Generate Feed, que poderá ser usado da mesma forma.




É isso, agora você aprendeu a acompanhar, ler e criar feeds RSS de dentro do seu browser!


Uma alternativa interessante ao Feedbro é o Feedly, mas neste você precisa pagar para acompanhar os feeds do Twitter. Sinta-se livre para experimentá-lo!

9 views0 comments

Recent Posts

See All

Fontes personalizadas no LibreOffice Math

Para escrever com fontes e símbolos personalizados no LibreOffice Math é necessário baixar a fonte que deseja e acessar o menu de Ferramentas e Símbolos; acessar o tipo da fonte e adicionar os símbolo

opinion

I fucking hate comics, fucking little bitches.

Post: Blog2_Post
bottom of page