top of page
Search

Como instalar um tarball no Linux

Hoje eu vou ensinar como fazer a instalação de alguns aplicativos do Linux através do tarball. Alguns compactados, no entanto, exigem um tipo de construção mais elaborada, e ensinarei apenas a mais simples.


Primeiro baixe o tarball do aplicativo de sua preferência, normalmente sob a aba tarball packages ou source packages. O arquivo pode vir em algumas formas, normalmente *.tar.gz ou *.tgz. Aqui mostrarei o exemplo do Citrix Workspace:




Então será necessário descompactar o tarball para uma outra pasta. A distribuição de Linux que eu uso (Manjaro) faz isso através do Ark; é só escolher uma pasta destino e o Ark cria uma pasta com o nome do tarball nessa pasta:




Depois navegue até a nova pasta criada pelo descompactador e clique com o botão direito no navegador e peça para abrir a pasta no terminal:






E então, no terminal da pasta, escreva sudo ./<nome do arquivo> ou, no meu caso, sudo ./setupwfc:




Coloque a sua senha, que é necessária para fazer ações de super-usuário (sudo), e o instalador lhe guiará pelo resto da instalação.


Outros arquivos do tipo tarball possuem arquivos chamados setup.py ao invés de um executável. Nesse caso, ao invés de escrever sudo ./<nome do arquivo> escreva python setup.py build


e então


python setup.py install


O sistema utilizará o Python (a maioria dos sistemas Linux já vem com ele instalado) para executar o código do arquivo, que instalará o programa no seu sistema.


É isso, espero que esse passo a passo possa lhe ajudar a instalar aplicações que não estão disponíveis nos repositórios ou no instalador de programas.

4 views0 comments

Recent Posts

See All

Fontes personalizadas no LibreOffice Math

Para escrever com fontes e símbolos personalizados no LibreOffice Math é necessário baixar a fonte que deseja e acessar o menu de Ferramentas e Símbolos; acessar o tipo da fonte e adicionar os símbolo

opinion

I fucking hate comics, fucking little bitches.

Post: Blog2_Post
bottom of page