top of page
Search

Por que as coisas permanecem as mesmas?



Existe um conceito na Física chamado “entropia”. Esse conceito mede o grau de ordem e o grau de desordem de um sistema. Alta entropia significa grande desordem enquanto que baixa entropia significa baixa desordem. O conceito surge da probabilidade de cada átomo ou molécula agir de certa forma e tem aplicação na Física Estatística. Portanto, essa ciência mede a probabilidade de que cada coisa possa acontecer para muitos grupos de átomos. Mas o importante aqui é que as diferenças que podem acontecer no ambiente também são geradas pela probabilidade, ou seja, durante um dia calmo - em um céu sem nuvens – é altamente improvável que um repentino vento abra as portas do armário de sua cozinha e faça voar tudo que está dentro. Isso porque todos os outros eventos, a falta de ventos e a falta de nuvens, fazem com que as probabilidades estejam contra o surgimento desse vento. O estudo dessas probabilidades acontece e é importante na termodinâmica e na teoria da informação. Por exemplo, físicos dizem que um evento de baixa entropia são muito raros, mas que podem acontecer dado um considerável montante de tempo. Existe um experimento de pensamento chamado “Cérebro de Boltzmann” que diz que há uma probabilidade ínfima de um cérebro completamente funcional se formar no meio do vazio, e que essa probabilidade é maior do que a do Universo surgir repentinamente. Alguns dizem, ainda, que a capacidade da humanidade é um grande cérebro de Boltzmann. Outros aspectos que a Ciência aplica à entropia são de que a entropia não se reverte em sistemas fechados e que, portanto, segue o mesmo sentido da seta do Tempo, sempre aumentando ou permanecendo parada conforme o tempo passa. Com isso, tudo tende a se desfazer até um estado final completamente aleatório e vazio. Até mesmo os buracos negros desaparecerão no estado final da entropia, um estado de completo equilíbrio termodinâmico e de probabilidades.


Mas então, por que as coisas permanecem as mesmas? Simplesmente porque é mais provável que tudo permaneça o mesmo do que a ocorrência de algum evento excepcional surgido do nada. Tudo nos empurra à igualdade enquanto temos a audácia de fazer algo diferente. Ainda bem que eventos de baixa entropia acontecem e estamos aqui hoje.


Obrigado por ler até aqui. Deixe algumas palmas se você gostou do artigo.



2 views0 comments

Recent Posts

See All

Fontes personalizadas no LibreOffice Math

Para escrever com fontes e símbolos personalizados no LibreOffice Math é necessário baixar a fonte que deseja e acessar o menu de Ferramentas e Símbolos; acessar o tipo da fonte e adicionar os símbolo

opinion

I fucking hate comics, fucking little bitches.

Post: Blog2_Post
bottom of page